Telas de Wakabayashi unem técnicas japonesas com ouro brasileiro
da Folha Online
A partir de 10 de dezembro, a exposição "Wakabayashi 2008 -100 Anos da Imigração Japonesa no Brasil" do artista plástico nipo-brasileiro Kazuo Wakabayashi entra em cartaz no Espaço Arte M. Mizrahi, no shopping Higienópolis, em São Paulo.
Divulgação |
Obra da exposição "Wakabayashi 2008 - 100 Anos da Imigração Japonesa no Brasil" |
A mostra reúne 25 trabalhos, em técnica mista sobre tela, da mais recente fase do artista, caracterizada por um preciso estudo de cores, e aplicação no uso das tintas e materiais inusitados como polímeros sintéticos, folhas de ouro e de prata na elaboração das composições. O trabalho final resulta em belíssimas imagens multicoloridas. As telas podem ser compradas e possuem valores que variam entre R$ 4.900 a R$ 60 mil.
O artista pratica uma arte não-figurativa em que as formas são vitalizadas por efeitos de textura e por uma densa pesquisa de cores. Os elementos que mantêm a tradição Japonesa como o kabuki (teatro japonês), Mari (formas circulares), Oshidri (pássaros em vôo), Orizuko (pássaro em formato de origami), OshidoriI (o tema da dualidade, par, casal) estão presentes no trabalho de Wakabayashi.
Kazuo Wakabayashi nasceu em Kobe (Japão), em 1931. Quando chegou ao Brasil, em 1961, já era pintor formado, com individuais e participações em mostras coletivas em seu país de origem.
No comments:
Post a Comment