Tuesday, August 20, 2013

Inauguração Leica-Schoeler; lançamento Bob Wolfenson

 Schoeler Editions inaugura o Espaço Leica-Schoeler, lança a coleção 24x36,
 com portfólio de Bob Wolfenson


A Schoeler Editions, em parceria com a Leica – marca alemã de câmeras e equipamentos fotográficos -, inaugura o Espaço Leica-Schoeler, e apresenta a coleção de portfólios 24x36, em homenagem à fotografia preto e branco. Na ocasião, lança o primeiro portfólio da série, do fotógrafo brasileiro Bob Wolfenson.

Bob Wolfenson é o primeiro fotógrafo a lançar seu portfólio para a coleção 24x36, com número limitado a 33 exemplares, e composto por imagens clicadas em Londres, com a câmera. Durante sua passagem pela cidade, Wolfenson optou por retratar cenas espontâneas, em diversos pontos, como Tate Modern e Trafalgar Square.

Seguindo o uniqueness das publicações Schoeler Editions, este portfólio vem acondicionado em uma caixa revestida com tecido cinza chumbo, produzida à mão. Contém 11 imagens impressas em Photo Rag satin, sendo que os dez primeiros portfólios recebem uma foto extra, assinada por Bob Wolfenson. O material acompanha texto curatorial sobre as imagens, escrito por Marcelo Greco, além do certificado de autenticidade assinado pelo artista.


Evento: Inauguração do Espaço Leica-Schoeler, lançamento da coleção 24x36, com portfólio de Bob Wolfenson
Realização: Schoeler Editions e Leica
Data: 17 de agosto de 2013, das 11h às 15h – apenas para convidados
Local: Espaço Leica-Schoeler -          http://www.schoelereditions.com/
Av. dos Jamaris, 100, cj. 301 - Moema - Tel.: 11 2659-0994

Uiso Alemany na Galeria Sergio Caribé


Em exposição na Galeria Sérgio Caribé, Uiso Alemany desmistifica estereótipos de cidades brasileiras


A Galeria Sergio Caribé abre exposição do artista plástico espanhol Uiso Alemany, com obras de duas séries diferentes, uma produzida durante um período de residência em Salvador, e a outra na cidade de São Paulo. O artista abriu-se por completo no experimento dessas localidades – algo que está habituado a fazer, considerando-se um artista nômade – e o resultado disso é refletido nesses trabalhos, em técnica mista sobre tela e papel.
O que se vê na mostra não é a ensolarada Bahia, com seu povo alegre e carnavalesco, e tampouco o caos paulistano, da pressa e do extremo individualismo. A exposição, com curadoria de Emanoel Araujo, passa longe de lugares comuns, fugindo a estereótipos, mas não por convicção. “A pintura deve ter um linguagem indecifrável. Não deve explicar nada, nem ser reflexo de nenhuma realidade. Não sou um pintor naturalista, tampouco sou escritor, sociólogo ou antropólogo Sou simplesmente artista plástico, pintor”, declara Alemany.
Sobre os acasos e a não limitação, inerentes em seu trabalho, o artista diz ainda: “Não tenho vontade de reproduzir, retratar ou explicar lugares e realidades. Acontece que, quando tento racionalizar essas emoções na minha cabeça, me dou conta que a minha mão é que pinta. O resultado pode ser extravagante, mas minha mão tem personalidade própria. Ela pensa e, na maioria dos casos, faz o contrário do que diz a minha cabeça”.

Exposição: Uiso Alemany
Curadoria: Emanoel Araujo
Abertura: 27 de agosto de 2013, terça-feira, às 19h
Período: 28 de agosto a 20 de setembro de 2013
Local: Galeria Sergio Caribéwww.galeriasergiocaribe.com.br
Rua João Lourenço, 79 - Vila Nova Conceição - Tel.: (11) 3842-5135

Horário: segunda a sexta, das 10h00 às 19h

Galeria Lume - SP-Arte/foto 2013

A Galeria LUME, mantendo-se constante em seu empenho em valorizar e divulgar boas obras de arte no Brasil e no exterior, participa da edição 2013 da SP-Arte/Foto destacando, em seu stand, fotografias de importantes profissionais como o brasileiro Penna Prearo, o britanico Martin Parr, o neo-zelandês John Crawford, a norte-americana Maxi Cohen, todos representados pela galeria.

Nas fotografias em exibição, temos a série “Ballerinas”, de Prearo; Parr com “Non Conformists “e “The Last Resort”; Crawford com “Aerial Nudes” e Cohen, "Ladies Rooms Around the World". John Crawford e Maxi Cohen mostram seus trabalhos pela primeira vez no Brasil, na SP-Arte/foto 2013.

A Galeria LUME está presente na SP-Arte/Foto desde o início de suas atividades, sendo que sua participação na edição de 2011 da feira foi a primeira ação pública da galeria, antes mesmo da inauguração de seu espaço expositivo no Itaim Bibi, recebendo grande visitação na ocasião.
Em sua intensa agenda de 2012, a LUME realizou exposições de José Dias Herrera, Alexandre Urch, Diego Kuffer, Juan Esteves, Rodrigo Kassab, Gal Oppido, Alberto Ferreira, Gabriel Wickbold, além de ações conjuntas com instituições culturais. Em 2013, trouxe para o Brasil as exposições de Terry O’Neil e Laurent Chéhèree, com a presença dos artistas, realizou a individual de Rodrigo Kassab e a mostra Órbitas de Florian Raiss e Paulo Von Poser. A agenda ainda confirma participação da LUME nas feiras Art Rio 2013 e CH.ACO (Chile), assim como as individuais de Gabriel Wickbold em Porto Alegre, Diego Kuffer, Penna Prearo, Alberto Ferreira, na sede em São Paulo.

Galeria LUME – www.galerialume.com
SP-Arte/Foto 2013 – stand 24
Período: de 22 a 25 de Agosto de 2013
Local: Shopping JK Iguatemi – Espaço de Eventos
Av. Presidente Juscelino Kubitscheck, 2041
Entrada franca

Sergio Guerra - Negro Amor - Galeria PARALELO


Paralelo exibe Negro Amor, de Sérgio Guerra, com curadoria de Emanuel Araujo


A Paralelo expõe Negro Amor, do fotógrafo, publicitário e produtor cultural Sérgio Guerra, curadoria de Emanuel Araujo, com cerca de 30 trabalhos que reproduzem a relação criada pelo artista com povos da Angola.
Em sua série, Sérgio Guerra retrata minuciosamente o que encontrou durante as expedições ao país africano, imprimindo toda a paixão que sente pela cultura local – fruto dos tempos em que vem ocupando cargo à frente da comunicação do governo angolano, há mais de 15 anos. Mais especificamente, o fotógrafo infiltra-se em meio aos Hereros - grupo étnico mais antigo do continente -, e realiza registros materiais sobre este povo, sua tradição e rituais.
O primeiro contato de Guerra com os Hereros acontece em 1999, quando viaja pelas províncias de Huíla e Namibe para gravar o programa televisivo angolano Nação Coragem. Sobre este contato inicial, o artista recorda: “Quando os vi pela primeira vez, foi como se uma porta da minha percepção tivesse sido aberta para algo que sabia existir, mas hesitava em acreditar”.
Acerca do trabalho, Emanuel Araujo, diretor do Museu Afro Brasil e curador da mostra, destaca: “Há um aspecto importante nessa série fotográfica, a naturalidade entre o fotógrafo e os fotografados, uma cumplicidade comovente fala mais alto, mais solene, mais humano à procura da beleza, razão de qualquer existência. Sérgio Guerra sabe da grande importância dessas suas fotografias porque ele é profundo conhecedor do seu ofício, da luz natural de cada um dos belos rostos, de olhar iluminado, de gestos sutis e de uma delicadeza amorosa e afetuosa”.


SERVIÇO
Exposição: Sérgio Guerra – Negro Amor
Curadoria: Emanuel Araujo
Coordenação: Andrea Rehder e Flávia Marujo
Abertura: 20 de Agosto de 2013, terça-feira, às 19h
Período: de 21 de Agosto a 21 de Setembro de 2013
Local: Paralelo – www.paralelogaleria.com
Rua Artur de Azevedo, 986, Pinheiros – São Paulo, SPTel: (11) 2495-6876

Horário: segunda a sexta das 10h às 20h, sábado das 11h às 16h