Wednesday, August 31, 2011

PABLO DI GIULIO - Retratos Calados - Monica Filgueiras Galeria de Arte - 5 de Setembro


Mônica Filgueiras Galeria de Arte abre a mostra Retratos Calados, do fotógrafo Pablo Di Giulio, com 20 imagens resultantes de registros obtidos nos desfiles de Carnaval do Rio de Janeiro entre 2000 e 2005. Com toda a exuberância das fantasias e maquiagens dos participantes, brilho e coloração das alegorias e o esplendor do desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro, ponto alto do que se considera a festa mais significativa do Brasil, o que se nota nas imagens são os rostos dos protagonistas do evento, homens e mulheres prontos para desfilar, todos eles de olhos fechados, em expressões que levam a imaginação a tentar adivinhar pensamentos e sensações. Abertura 05 de setembro.

Exposição: Pablo Di Giulio – Retratos Calados
Curadoria: Monica Filgueiras
Texto Crítico: Emanoel Araujo, Diógenes Moura e José Roberto Aguilar
Abertura: 05 de setembro – segunda-feira – às 19h
Período: 06 a 30 de setembro de 2011
Local: Mônica Filgueiras Galeria de Artemofilgue@terra.com.br
Horário: 2a a 6ª feira, das 10h às 19h/Sábado, das 10h30 às 15h
 


Monday, August 29, 2011

UMA COISA SÃO DUAS na Galeria IMPAR - 01 de Setembro

A Galeria Impar abre a exposição Uma coisa são duas, primeira de três a serem realizadas em parceria com o Grupo de Estudos e Criação em Fotografia, coordenado pelo curador Eder Chiodetto. A mostra traz 34 trabalhos de 17 fotógrafos inspirados em um depoimento de Carlos Drummond de Andrade sobre uma exposição de fotografias de Alécio de Andrade: “Olha, descobre este segredo: uma coisa são duas — ela mesma e sua imagem. (…) A imagem é um ser vivo, como os demais seres. E quer penetrar em teu espírito, habitá-lo como hóspede afectuoso. (…) Não pode haver melhor uso da fotografia do que este de alimentar-nos da porção perdida de nossa alma.” Abertura 01 de setembro.

Exposição: Uma coisa são duas – Alice Grou, Andréa Camara, Carlos Dadoorian, Fernanda Zgouridi, Gabriela Oliveira, Gordana Manic, Helô Mello, Jacqueline Schein, Jussara Magnani, Letícia Ranzani, Li Cotait, Lina Bandiera, Marilde Stropp, Maura Bresil, Rama de Oliveira, Salete Goldfinger e Vivian Lembo.
Curadoria: Eder Chiodetto
Coordenação: Dedéia Meirelles
Local: Galeria IMPAR – www.galeriaimpar.com.br