Friday, February 7, 2014

A&TF - Art and Trust Fund - Alvaro Lombardi e João Figueiredo



A&TF – Art &Trust Fund

No intuito de promover a rentabilização de investimentos por meio da comercialização de obras de arte nacionais e estrangeiras, tanto no mercado local como no exterior, Álvaro Lombardi e João Figueiredo apresentam ao mercado um novo Fundo de Investimentos alternativo, especializado em Artes Plásticas: ART&TRUST FUND – A&TF.
Com duração de 4 anos, o A&TF foi idealizado para ser um fundo de investimento internacional, com atuação no Brasil, resultante da equação de valor entre dimensão e rentabilidade, de forma a não especular preços no mercado – uma vez que tal ação retiraria a rentabilidade do negócio. Segundo João Figueiredo: “Surgiu, então, a segunda equação de valor entre a cadência e a capacidade de aplicação do investimento. Ou seja, quanto conseguimos comprar de forma que o dinheiro dos investidores não fique parado e, com isso, gere perda de rentabilidade.”
A partir de então, foi estabelecido que o Fundo é aberto, tendo sido colocado um teto no valor inicial de US$ 7,5 mi. O lançamento do Fundo marcará o início do primeiro período de subscrição que decorrerá até 31 de dezembro desse ano. Após esse período, as subscrições serão mensais até março. Em 31 de março será realizada a primeira reavaliação do Fundo, o que ocorrerá trimestralmente, passando então as subscrições (quando abertas) a ocorrer com essa mesma periodicidade, e refletindo já sua valorização.  No que concerne às reavaliações trimestrais: “Isto permite que o valor comercial de cada título já reflita a rentabilidade gerada pelas primeiras subscrições”, conclui João Figueiredo.
Desde que o mercado cresça em quantidade e em iguais oportunidades, sem risco de perda de rentabilidade do negócio como um todo, poderá haver, futuramente, ambiente para novas subscrições e consequente aumento do teto estabelecido.
Tendo em mente que a rentabilidade advém do compromisso de sucesso entre a boa compra com a rápida boa venda, a estratégia do A&TF é explorar tanto mercados internacionais em crise - e que por contingências de economia têm necessidade de liquidez, por existirem obras de arte “desvalorizadas” face a essa necessidade – quanto mercados fortes e dinâmicos, como é o caso do Brasil. Além da compra interna, uma das vertentes comerciais do Fundo será a procura de obras de arte em outras praças, para venda no mercado brasileiro, maximizando assim a rentabilidade do investimento. No que se refere à rapidez nas transações, cada aplicação de investimento utilizada deverá ser reaplicada de duas a três vezes ao ano, o que representaria uma rentabilidade acima dos 20%.
Esta estratégia – de maximização do investimento - foge da tradicional valorização da arte ao longo do tempo, pela promoção dos artistas e investimentos na visibilidade dos mesmos, esperando que num futuro de médio a longo prazo o acervo dê rentabilidade. “O mercado de arte cresce em disparate à perda de uma identidade visual, a assinatura do artista valoriza-se sobre a qualidade da obra em si, e tanto o artista, como o marketing passam a decidir o que é arte.”, comenta Álvaro Lombardi. Portanto, o A&TF usará a obra de arte como um ativo com grande expectativa de valorização, haja vista o crescimento do mercado de arte no Brasil, o qual obteve um incremento de 22,5% em 2012, de acordo com a ABACT - Associação Brasileira de Arte Contemporânea.
A aquisição das obras pelo A&TF poderá ocorrer através de acervos particulares, galerias, feiras, agentes credenciados, artistas, leilões, em qualquer parte do mundo. A escolha das obras contará com a expertise de um conselho curador convidado, com nomes de alta credibilidade no mercado, composto por colecionadores, marchands, galeristas e curadores. Em sua primeira fase, com gestão de 4 anos, compõem o conselho André Millan, Jones Bergamin, Reynaldo Abucham, João Graça e Ricardo Ferreira.
A opção de domiciliação do Fundo recaiu sobre as Bermudas, cuja jurisdição permite um número amplo de investidores, com valor baixo de cotas e que, pertencendo à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE, trará maior conforto a nossos investidores e permitirá uma maior agilidade nas transações.
A equipe que compõe o A&TF possui experiência e conhecimento, tanto no mercado de artes plásticas como no mercado financeiro, o que visa garantir a lisura dos negócios e sua ampla rede de contatos em todos os países onde atua. Ademais, o Fundo é regulado por reconhecidas entidades internacionais, como Emerging Asset Management Ltd. (Investment Manager) e Apex Fund Services Ltd. (Administrator). A atividade operacional do fundo é gerida pela Outgest Management Llc. (Investment Advisor), representada no Brasil pela Alto Trust Brazil, Ltda., possui como banco depositante o Banco Espírito Santo e a Delloit na auditoria de toda sua atividade, em todos os processos envolvidos.
Periodicamente, o A&TF irá promover mostras e eventos com os trabalhos em acervo, direcionados a seus acionistas e ao público interessado, disponibilizando um contato maior entre os mesmos e as obras comercializadas.


PARTNERS
Álvaro Ribeiro Lombardi
Bacharel em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP, com pós-graduação em Marketing Empresarial. Com atuação consistente na área empresarial, no setor de alimentos, foi diretor da seção de abastecimento da FCESP – Federação do Comércio do Estado de São Paulo. Em 2007, volta-se para o mercado cultural, onde atua como consultor no segmento de artes plásticas, orientando compra e venda de obras, tendo acesso a acervos de colecionadores particulares, o que o fez adquirir vasta experiência, tanto prática como teórica, em arte e seus diversos suportes, abrangendo diversos movimentos.
João Figueiredo
Especializado em Administração de Empresas e Tributação Internacional. Desenvolveu alguns projetos de formação em tributação, nomeadamente formação tributária em Moçambique. Atua como consultor desde 1995, nas áreas Financeira e de Tributação Internacional. Foi Diretor Financeiro e Assessor do Conselho de Administração de importante Fundação Portuguesa. Desenvolve atividade no âmbito de Tributação Internacional, e é o  Diretor da Outgest Management desde 2009, que atua em consultoria de gestão de negócios em Portugal, Angola, Moçambique e Brasil.

A&T – Art & TRUST FUND
Rua Joaquim Antunes, 187 - Jardim Paulistano
Cep 05415-010 - São Paulo, SP - Brasil

No comments:

Post a Comment