Friday, February 7, 2014

Paulo Martinez - Moda é F#%@! - Luste Editores



MODA É F#%@, o registro da carreira de Paulo Martinez

Luste Editores lança Paulo Martinez - Moda é F#%@, do editor de moda e stylist, com fotografias, uma auto-biografia narrando sua trajetória e depoimentos de amigos, modelos, estilistas, fotógrafos, além de outras pessoas que cruzaram seu caminho ao longo de 33 anos de carreira no mundo da moda.
Em uma mistura de nostalgia, crítica e com certo humor, o livro é um patchwork dos trabalhos de Paulo Martinez, com fotografias de seu acervo pessoal e de editoriais por ele assinados, contando um pouco de seu background familiar, os fatos mais marcantes em sua carreira, desde os tempos em que produzia a seção de enxovais para uma revista voltada para noivas até sua chegada à FFW Mag!. “Nunca pensei na vida em fazer um livro. Isso nasceu de um convite, fiquei muito lisonjeado, muito honrado, muito apavorado...Mas junto com a Graziela Peres e a Renata Mein o livro foi tomando forma. Contamos também com a colaboração de Waldick Jatoba na curadoria das imagens da FFW Mag!. Fechei meus olhos e confiei.”, comenta o autor.
A publicação ainda traz depoimentos de diversos personagens do circuito fashion, que fazem parte da vida de Paulo pessoal ou profissionalmente, como Alexandre Herchcovitch, Anderson Baumgartner, Bob Wolfenson, Carol Ribeiro, Carol Trentini, Cassio Reis, Costanza Pascolato, Daniel Hernandez, Fabio Bartelt, Giovanni Frasson, Graziela Peres, Jacques Dequecker, João Pimenta, Luciane Franciscone, Marcos Costa, Mariana Weickert, Paulo Borges, Regina Guerreiro e Renato Loureiro, entre vários outros nomes.
Segundo o stylist, sua intenção é criar um registro - “um registro de moda, um registro do coração” – voltado para estudantes, curiosos, apaixonados, modelos, fotógrafos, cabeleireiros, maquiadores, produtores, para todo mundo. “É uma honra ter esse registro. Fico muito agradecido por tudo isso, um verdadeiro luxo. É incrível ver sua vida profissional assim encadernada e de certa forma eternizada.

SERVIÇO
Evento Lançamento do livro Paulo Martinez - Moda é F#%@
Autor Paulo Martinez
Editora Luste Editores - http://www.lusteditores.com.br/
Data 4 de fevereiro de 2014, terça-feira, das 19h às 22h
Local Livraria Cultura – Shopping Iguatemi
Endereço Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2232, Jardim Paulistano

LIVRO Moda é F#%@, de Paulo Martinez
Editora Luste Editores
Patrocínio Lojas Renner
Número de páginas 336

Mosteiro da Luz: 240 Anos - Muuseu de Arte Sacra



Mosteiro da Luz: 240 anos

O Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, equipamento da Secretaria de Estado da Cultura, exibe Mosteiro da Luz: 240 anos, com curadoria de Maria Inês Lopes Coutinho, pesquisa histórica de Dalton Sala e instalação de Wilson Sukorski. A mostra representa uma celebração do aniversário do Mosteiro e conta sua trajetória - por meio de fotos, mapas, pinturas, esculturas, textos e cronologias -, desde a fundação em 1774 até os dias de hoje, quando se estabelece como um símbolo da cidade e uma referência mundial em história.
Projetado e construído por Frei Antonio de Sant’ Anna Galvão (Frei Galvão), o Mosteiro da Imaculada Conceição da Luz - ou, simplesmente, Mosteiro da Luz -, é um exemplar significativo da arquitetura de taipa - técnica construtiva que utiliza argila e foi essencial para as edificações coloniais paulistas do início do século XVIII. É tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico do Estado de São Paulo), e pelo CONPRESP (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo). Hoje, além do Convento das Irmãs Concepcionistas, que dedicam seus dias à oração e ao trabalho, abriga também a Igreja de Nossa Senhora da Luz e o Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP.
Nesta exposição, que evidencia a história colonial a partir de documentos primários, o público encontra obras do acervo relativas a esse período e à história do Mosteiro. Como itens de destaque, temos uma instalação audiovisual assinada por Wilson Sukorski, com imagens do Mosteiro e entorno - a partir de mapas, daguerreótipos e imagens aéreas da cidade, entre 1810 e 2013 - e efeitos de áudio (sinos, etc.); o cemitério interno, onde as monjas foram sepultadas, terá sua porta aberta para permitir a visão do público – com certas restrições de acesso; exemplares de numismática do acervo do MAS/SP, como uma moeda de Alexandre (Séc. 4 a.C.) - outros 2 exemplares fazem parte do acervo do Metropolitan Museum of Art e do Harvard Art Museums; as esculturas de Nossa Senhora das Dores, de Aleijadinho, a primeira obra do MAS/SP; e de São Francisco Xavier (final do Séc. XVII, iní cio do Séc. XVIII), .a mais recente aquisição.
Observada a complexidade arquitetônica do Mosteiro, resta a certeza de que o poder da fé imprimiu em São Paulo pegadas iniciais que viriam a se tornar, mais tarde, os alicerces culturais de uma metrópole latina.

Exposição Mosteiro da Luz: 240 anos
Curadoria Maria Inês Lopes Coutinho
Pesquisa histórica Dalton Sala
Instalação Wilson Sukorski
Abertura 2 de fevereiro de 2014, domingo, às 10h
Período 4 de fevereiro a 9 de março de 2014
Local Museu de Arte Sacra de São Paulo  www.museuartesacra.org.br
Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São PauloTel.: (11) 3326-5393 - visitas monitoradas

Horário De terça a sexta-feira, das 9h às 17h, sábado e domingo das 10h às 18h
Ingresso R$ 6,00 (estudantes pagam meia entrada); grátis aos sábados

Acervo: LiLiROZE - Galeria LUME




Galeria Lume abre a exposição Acervo: LiliRoze, da fotógrafa franco-suíça LiliRoze, com curadoria de Paulo Kassab Jr. Composta por 10 obras da coleção pessoal do curador, são exibidas fotografias das séries Eden, Colors e Vanité, nas quais a artista expressa suas fantasias em ensaios que retratam o sentimento da mulher em harmonia com a vulnerabilidade e delicadeza das flores. A abertura da mostra contará também com uma performance de dança da bailarina Marina Droghetti.
Em Eden, verifica-se um ambiente de certa forma “frio”, no que se refere à temperatura de cor, onde LiliRoze fotografa o corpo de uma mulher nua, interagindo com plantas verdes, cena que remete ao título da série. Já na série Colors, distante da fotografia realista e no limiar da pintura, a fotógrafa revela a memória de uma sensação, dando a impressão de entrar na intimidade de seus modelos. Contornos imprecisos vistos como reminiscências de um sonho. Tudo se concentra em um segundo de abandono onde a graça e a intimidade se misturam em um gesto suspenso no tempo. Por sua vez, Vanité é um estudo sobre a natureza morta que exibe a fragilidade e o efêmero da existência.
Usando uma câmera de grande formato e filmes de Polaroid, o trabalho de LiliRoze é imbuído de intimidade, tendo como fonte de inspiração o desnudamento, a ideia da fragilidade e do abandono. Com pouca luz, filmes de baixa sensibilidade e longos períodos de exposição, sua obra se aproxima mais do imaginar do que da realidade, trazendo um leve desfoque e nuances que traduzem a imaginação da artista.
Paolo Roversi, Sarah Moon, Joel-Peter Witkins, Duane Michals são algumas das inspirações de LiliRoze para fazer suas imagens impressionistas, como ela mesma define. “Nunca expresso uma representação do real e sim algo próximo do imaginário, em que as cores e as formas contam uma história original”, afirma. Para Lili, a fotografia é uma realidade, porém uma realidade que provém das visões do fotógrafo. E as visões trazem consigo nossas fantasias, intimidades, loucuras, e outras pequenas coisas sem procedência.

Exposição Acervo: LiliRoze
Curadoria Paulo Kassab Jr.
Coordenação Felipe Hegg
Performance Marina Droghetti
Abertura 30 de janeiro de 2014, quinta-feira, às 19h
Período De 31 de janeiro a 20 de fevereiro de 2014
Local Galeria LUME – www.galerialume.com
Rua Joaquim Floriano, 711 – 2º andar – Itaim Bibi – São Paulo, SPTel.: (11) 3704.6268

Horário Segunda a sexta-feira, das 10h às 19h. Sábado, das 11h às 14h
Número de obras 10
Técnica Fotografia

Nair Kremer - Territórios Afetivos - Galeria A Hebraica




Territórios Afetivos, de Nair Kremer

Nair Kremer inaugura Territórios Afetivos na Galeria de Arte “A Hebraica”, com curadoria de Berta Waldmam. A artista, arte-educadora e arte-terapeuta exibe séries compostas por diferentes suportes e técnicas, como desenhos, pinturas, serigrafias, gravuras e instalações, fazendo uma homenagem à Clarisse Lispector.
Em Territórios Afetivos, Nair pauta-se em títulos de livros da escritora, redimensionando imagens em diversas composições, conforme os espaços e suportes utilizados. Assim, “A paixão segundo G. H.” é colocada como um quebra-cabeça; “Água-viva”, em serigrafias sobre jornal; “A Descoberta do Mundo”, são serigrafias sobre papel couchet, trabalhadas com tinta acrílica; “Perto do Coração Selvagem”, gravuras; “O Ovo e a Galinha”, serão estruturas arquitetônicas em madeira; “Laços de Família”, pinturas a óleo; “A Hora da Estrela”, composições e fotomontagens. 
Um paralelo entre a artista e a escritora pode ser traçado a partir do processo de criação em que ambas se baseiam, pois a construção da obra se faz por acréscimo, ou seja, fragmentos migratórios retirados de seu lugar de origem, reinstalam-se na composição de novos objetos textuais e plásticos, os quais esperam ser re-significados. “Esses diálogos em diferentes direções favorecem os efeitos circulares, as vozes em eco, que assombram tanto a ficção de Clarice quanto a obra plástica de Nair.”, comenta Berta Waldmam.


SERVIÇO
Exposição Nair Kremer – Territórios Afetivos
Curadoria Berta Waldmam
Abertura 21 de dezembro de 2013, sábado, das 12 às 15h
Período de 23 de dezembro a 18 de fevereiro de 2014
Local Galeria de Arte “A Hebraica” – http://www.hebraica.org.br
Rua Hungria, 1.000, Jardim Paulistano – São Paulo, SPTel: (11) 3818-8810

Horário de terça-feira a domingo, das 8 às 20h
Técnica desenhos, pinturas, serigrafias, gravuras e instalações

Jussara Romão - Arquivo Urbano Luste Editores



ARQUIVO URBANO, DE JUSSARA ROMÃO – Luste Editores

Luste Editores faz o pré-lançamento Arquivo Urbano, da editora de moda, artista plástica e designer de jóias Jussara Romão, com texto escrito por Mário Mendes, curadoria fotográfica de Goya Cruz e direção de arte de Guilherme Rex. O livro é um registro das mudanças no modo de vestir dos brasileiros através da fotografia, no período de 1900 a 2000.
Tudo o que acontece na sociedade se reflete na forma de vestir.”, comenta a autora. A partir deste tema, veio a ideia de resgatar fotos de álbuns de família, instituições e acervos particulares, acompanhadas por um texto que traça uma análise social e histórica da sociedade brasileira, revelando fatos e acontecimentos que influenciaram fortemente o país. 
Ao longo de 232 páginas, Jussara relata comportamentos difundidos por fontes como cinema, rádio, jornais, revistas e televisão, desvendando o país antes e depois do advento da indústria da moda, sem estabelecer uma cronologia rígida.
Com o processo de criação do livro, Jussara destaca a noção de que a entrega de nossas fotos de família às instituições que preservam acervos fotográficos permitirá que a história de uma cidade, de um Estado, de um país seja contada. “Terá valido a pena ter registrado cada momento. Por isso minha gratidão a todas as famílias e pessoas que me ajudaram a contar como através da moda é possível conhecer e entender uma época.

SERVIÇO
Evento Pré-lançamento do livro Arquivo Urbano
Autora Jussara Romão
Editora Luste Editores - http://www.lusteditores.com.br/
Textos Mário Mendes
Curadoria de fotos Goya Cruz
Direção de arte Guilherme Rex
Data 18 de dezembro de 2013, às 19h.
Local Livraria Cultura – Shopping Iguatemi
Endereço Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2232, Jardim Paulistano

LIVRO Arquivo Urbano
Editora Luste Editores
Patrocínio Lojas Renner
Número de páginas 232

A&TF - Art and Trust Fund - Alvaro Lombardi e João Figueiredo



A&TF – Art &Trust Fund

No intuito de promover a rentabilização de investimentos por meio da comercialização de obras de arte nacionais e estrangeiras, tanto no mercado local como no exterior, Álvaro Lombardi e João Figueiredo apresentam ao mercado um novo Fundo de Investimentos alternativo, especializado em Artes Plásticas: ART&TRUST FUND – A&TF.
Com duração de 4 anos, o A&TF foi idealizado para ser um fundo de investimento internacional, com atuação no Brasil, resultante da equação de valor entre dimensão e rentabilidade, de forma a não especular preços no mercado – uma vez que tal ação retiraria a rentabilidade do negócio. Segundo João Figueiredo: “Surgiu, então, a segunda equação de valor entre a cadência e a capacidade de aplicação do investimento. Ou seja, quanto conseguimos comprar de forma que o dinheiro dos investidores não fique parado e, com isso, gere perda de rentabilidade.”
A partir de então, foi estabelecido que o Fundo é aberto, tendo sido colocado um teto no valor inicial de US$ 7,5 mi. O lançamento do Fundo marcará o início do primeiro período de subscrição que decorrerá até 31 de dezembro desse ano. Após esse período, as subscrições serão mensais até março. Em 31 de março será realizada a primeira reavaliação do Fundo, o que ocorrerá trimestralmente, passando então as subscrições (quando abertas) a ocorrer com essa mesma periodicidade, e refletindo já sua valorização.  No que concerne às reavaliações trimestrais: “Isto permite que o valor comercial de cada título já reflita a rentabilidade gerada pelas primeiras subscrições”, conclui João Figueiredo.
Desde que o mercado cresça em quantidade e em iguais oportunidades, sem risco de perda de rentabilidade do negócio como um todo, poderá haver, futuramente, ambiente para novas subscrições e consequente aumento do teto estabelecido.
Tendo em mente que a rentabilidade advém do compromisso de sucesso entre a boa compra com a rápida boa venda, a estratégia do A&TF é explorar tanto mercados internacionais em crise - e que por contingências de economia têm necessidade de liquidez, por existirem obras de arte “desvalorizadas” face a essa necessidade – quanto mercados fortes e dinâmicos, como é o caso do Brasil. Além da compra interna, uma das vertentes comerciais do Fundo será a procura de obras de arte em outras praças, para venda no mercado brasileiro, maximizando assim a rentabilidade do investimento. No que se refere à rapidez nas transações, cada aplicação de investimento utilizada deverá ser reaplicada de duas a três vezes ao ano, o que representaria uma rentabilidade acima dos 20%.
Esta estratégia – de maximização do investimento - foge da tradicional valorização da arte ao longo do tempo, pela promoção dos artistas e investimentos na visibilidade dos mesmos, esperando que num futuro de médio a longo prazo o acervo dê rentabilidade. “O mercado de arte cresce em disparate à perda de uma identidade visual, a assinatura do artista valoriza-se sobre a qualidade da obra em si, e tanto o artista, como o marketing passam a decidir o que é arte.”, comenta Álvaro Lombardi. Portanto, o A&TF usará a obra de arte como um ativo com grande expectativa de valorização, haja vista o crescimento do mercado de arte no Brasil, o qual obteve um incremento de 22,5% em 2012, de acordo com a ABACT - Associação Brasileira de Arte Contemporânea.
A aquisição das obras pelo A&TF poderá ocorrer através de acervos particulares, galerias, feiras, agentes credenciados, artistas, leilões, em qualquer parte do mundo. A escolha das obras contará com a expertise de um conselho curador convidado, com nomes de alta credibilidade no mercado, composto por colecionadores, marchands, galeristas e curadores. Em sua primeira fase, com gestão de 4 anos, compõem o conselho André Millan, Jones Bergamin, Reynaldo Abucham, João Graça e Ricardo Ferreira.
A opção de domiciliação do Fundo recaiu sobre as Bermudas, cuja jurisdição permite um número amplo de investidores, com valor baixo de cotas e que, pertencendo à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE, trará maior conforto a nossos investidores e permitirá uma maior agilidade nas transações.
A equipe que compõe o A&TF possui experiência e conhecimento, tanto no mercado de artes plásticas como no mercado financeiro, o que visa garantir a lisura dos negócios e sua ampla rede de contatos em todos os países onde atua. Ademais, o Fundo é regulado por reconhecidas entidades internacionais, como Emerging Asset Management Ltd. (Investment Manager) e Apex Fund Services Ltd. (Administrator). A atividade operacional do fundo é gerida pela Outgest Management Llc. (Investment Advisor), representada no Brasil pela Alto Trust Brazil, Ltda., possui como banco depositante o Banco Espírito Santo e a Delloit na auditoria de toda sua atividade, em todos os processos envolvidos.
Periodicamente, o A&TF irá promover mostras e eventos com os trabalhos em acervo, direcionados a seus acionistas e ao público interessado, disponibilizando um contato maior entre os mesmos e as obras comercializadas.


PARTNERS
Álvaro Ribeiro Lombardi
Bacharel em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP, com pós-graduação em Marketing Empresarial. Com atuação consistente na área empresarial, no setor de alimentos, foi diretor da seção de abastecimento da FCESP – Federação do Comércio do Estado de São Paulo. Em 2007, volta-se para o mercado cultural, onde atua como consultor no segmento de artes plásticas, orientando compra e venda de obras, tendo acesso a acervos de colecionadores particulares, o que o fez adquirir vasta experiência, tanto prática como teórica, em arte e seus diversos suportes, abrangendo diversos movimentos.
João Figueiredo
Especializado em Administração de Empresas e Tributação Internacional. Desenvolveu alguns projetos de formação em tributação, nomeadamente formação tributária em Moçambique. Atua como consultor desde 1995, nas áreas Financeira e de Tributação Internacional. Foi Diretor Financeiro e Assessor do Conselho de Administração de importante Fundação Portuguesa. Desenvolve atividade no âmbito de Tributação Internacional, e é o  Diretor da Outgest Management desde 2009, que atua em consultoria de gestão de negócios em Portugal, Angola, Moçambique e Brasil.

A&T – Art & TRUST FUND
Rua Joaquim Antunes, 187 - Jardim Paulistano
Cep 05415-010 - São Paulo, SP - Brasil

Juliano Lopes - Pés & Livros - Galeria Arte Aplicada



Pés & Livros, de Juliano Lopes, na Galeria Arte Aplicada

A galeria Arte Aplicada abre a mostra Pés & Livros, do artista plástico gaúcho Juliano Lopes, com curadoria de Sabina de Libman. Composta por uma série inédita de 18 obras, entre desenhos e pinturas sobre tela e livros antigos, os trabalhos nos mostram que “os pés” e “os livros” nos levam a todos os lugares, tanto fisicamente como em nosso imaginário.
Nesta nova série, a inspiração de Juliano nos remete a momentos do cotidiano, da contemporaneidade, da vida atual. Com um toque de metalinguagem, utiliza livros antigos (alguns com mais de cem anos) como suporte para determinadas pinturas. Tais livros foram cuidadosamente pesquisados em busca da perfeita harmonia com os desenhos; todos os textos são de sua escolha pessoal, com conteúdos que se relacionam com a proposta e o conceito da mostra.
Na representação das suas figuras, a base técnica é o desenho em charcoal e grafite, com um cuidado anatômico realista, denso em certas partes e diluído em outras. Quanto às cores, seu critério foi o uso de variações das cores primárias e cores terrosas em tons baixos. Nas manchas da tinta acrílica somam-se às linhas e riscos na construção de uma identidade transitória, mutável e quase sem delimitações, gerando movimento e espontaneidade às obras.
Pés & Livros é a primeira exposição de Juliano Lopes em São Paulo, uma descoberta para o público paulistano que admira a arte tanto de nomes consagrados como de novos talentos. “Criativo, domina com segurança o desenho e a pintura. Fiel ao princípio de que a obra de arte deve ser mágica, se apropria de velhos livros que usa como suporte para seus desenhos. Magia Pura. A Galeria Arte Aplicada tem o prazer de trazer a São Paulo esse promissor artista.”, comenta Sabina de Libman.

Exposição: Juliano Lopes, Pés & Livros
Curadoria: Sabina de Libman
Abertura: 30 de novembro de 2013, sábado - às 11h
Período: de 2 a 14 de dezembro de 2013.
Local: Arte Aplicada Galeria de Arte www.arteaplicada.com.br
Rua Haddock Lobo, 1406 – Tel. (11) 3064-4725
Horário: Segunda a sexta feira, das 10h às 19h. Sábado, das 10h às 14h 

Lucio Carvalho - Avessos - Galeria LUME



 
Lúcio Carvalho: Avessos, em exposição na Galeria Lume

A Galeria Lume abre a exposição Avessos, do artista plástico Lúcio Carvalho, com curadoria de Paulo Kassab Jr. A mostra é composta por 16 obras inéditas, entre fotos, esculturas, backlights e pinturas, e são uma representação de uma coleção de memórias do artista por meio de lembranças reconstruídas e saudades recriadas por sua imaginação e seus sentimentos. 
Com recordações pessoais remontadas em suportes distintos, Lúcio elabora suas obras a partir de elementos representativos de uma determinada época de sua vida, tais quais o onipresente coração, o crânio, o esqueleto animal, o pneu, entre outros. Cada um deles tem um significado único para o artista – como o pneu, que era um de seus “brinquedos” favoritos. Os trabalhos que compõem Avessos se apresentam como uma fusão de elementos da memória do artista. A série inédita possui uma intensa carga de memória afetiva e relata suas vivências.   
Quando criança, conviveu com seus pais, avós, irmãos e primos em uma fazenda chamada “Não Sei”. O artista reparava e desenhava tudo ao seu redor, sempre em clima de diversão e amor, dentro de uma família muito extensa.  Entretanto, Lúcio sentia-se deslocado nesse meio. Enquanto as demais crianças brincavam no campo e andavam a cavalo, o artista escondia-se embaixo da mesa ou em outros lugares, reparando o dia a dia na fazenda: “A mesma árvore onde brincávamos balançando em pneus, eram pendurados os alimentos. (...) Porém, ponderando sobre isso, eu percebi que meu trabalho é muito mais sobre os sentimentos nos quais se envolvem as minhas lembranças, do que simplesmente objetos pendurados. O “Avesso” é minha vontade de ver o contrário do que tudo aquilo representa como figura”, comenta Lúcio.
Nas palavras de Paulo Kassab Jr., diretor cultural da Lume e curador da exposição: “A nostalgia está sempre muito presente nos trabalhos de Lúcio Carvalho. Nessa série, observamos que todas as obras são acúmulos de memórias. Histórias contadas em uma única escultura, pintura ou fotografia. As cristaleiras de sua avó, usadas para guardar objetos e presentes importantes, misturam-se com os pneus que eram um dos seus brinquedos favoritos, envoltos em uma nevoa criada pela queima da cana de açúcar.


Exposição Lúcio Carvalho - Avessos
Curadoria Paulo Kassab Jr.
Coordenação Felipe Hegg
Abertura 28 de novembro de 2013, às 19h
Período de 29 de novembro de 2013 a 22 de janeiro de 2014.
Local Galeria LUME – www.galerialume.comRua Joaquim Floriano, 711 – 2º andar – Itaim Bibi – São Paulo, SPTel.: (11) 3704.6268
Horário Segunda a sexta, das 10h às 20h.
Número de obras 16
Técnica Fotografia, backlight, escultura, óleo sobre tela.

Ivan Cardoso - Mostrutivismo - Galeria PARALELO



Monstrutivismo, de Ivan Cardoso

A Paralelo expõe MONSTRUTIVISMO, do cineasta, fotógrafo e artista multimídia Ivan Cardoso, com curadoria de Fernando Cocchiarale. Nesta mostra, diversos trabalhos exploram a versatilidade da produção de Ivan por meio de vídeos, fotos, objetos, colagens e pinturas, com a proposta de apresentar um resumo de sua obra.
A exposição pode ser considerada uma trama, ainda em processo, produzida não só pela invenção poética e por novas imagens, pinturas e objetos de Ivan Cardoso, como também pelo registro icônico de personalidades do universo cultural brasileiro, capturados pela câmera do artista. Nas palavras de Fernando Cocchiarale: “A mostra tem por foco principal a faceta menos conhecida da produção visual de Cardoso. No entanto, é impossível pensá-la separadamente - tanto o cinema de Ivan Cardoso quanto suas outras obras têm por referências ícones da brasilidade. Mas, diferentemente do foco agro-rural que havia marcado essa questão até o pós-guerra, as referências apropriadas pelo artista são inversamente urbanas. Na verdade ele sequer trata de temas estritamente brasileiros já que múmias, vampiras, etc. são parte de um imaginário local que filtrou Hollywood e chegou às chanchadas da Atlântida.”
Em meio à intensa repressão instaurada pela Ditadura Militar, Cardoso inventou um cinema que, ao conceber a máscara do chamado terrir e a estética udigrudi, confrontava diretamente tal repressão e seus desdobramentos. Ao discorrer sobre o artista, Remier Lion pondera: “Pode-se dizer que os filmes de Cardoso propõem uma espécie de carnavalização cinematográfica, uma vez que, contrários a qualquer espécie de ingenuidade, exibem um niilismo ideológico assombroso e acima de tudo, divertido.
No entanto, o cinema não é único no universo poético formado pelo conjunto das obras criadas por Ivan Cardoso. Do cinema e da fotografia, o cineasta-artista expandiu-se para diversos outros suportes, agora expostos nesse apanhado de sua produção que entra em cartaz na Galeria Paralelo.     



SERVIÇO
Exposição Ivan Cardoso - MONSTRUTIVISMO
Curadoria Fernando Cocchiarale
Coordenação Andrea Rehder e Flávia Marujo
Abertura 27 de novembro de 2013, quarta-feira, às 19h
Período de 28 de novembro a 22 de dezembro de 2013
Local Paralelo – www.paralelogaleria.com
Rua Artur de Azevedo, 986, Pinheiros – São Paulo, SPTel: (11) 2495-6876

Horário segunda a sexta das 10h às 19h, sábado das 11h às 17h
Técnica Vídeo, fotografia, pintura, objetos, colagem, etc.

Presépios: um olhar, uma história - Museu de Arte Sacra


Presépios: Um Olhar, uma História – em exposição no Museu de Arte Sacra de São Paulo

O Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, seguindo uma das mais fortes tradições cristãs nas festas de fim de ano, inaugura a exposição Presépios: Um Olhar, uma História. Com curadoria de Cristina Ferraz, texto de Cesar Giobbi e expografia de Antonio Ferreira Jr., esta representa a maior mostra sobre o tema já realizada no MAS/SP e conta com um seleto grupo de 42 pessoas – entre designers, arquitetos, artistas plásticos, colecionadores e nomes da sociedade paulistana -, os quais foram convidados a montar suas próprias versões deste símbolo natalino, resultando em 35 presépios. A exposição traz, ainda, uma sala do museu toda ambientada com peças de arte barroca e presépios do acervo da família Landmann, montados por Jorge e Julio Landmann em homenagem à sua mãe, Edith Landmann.
Com toda sua sensibilidade, Cristina Ferraz fez o convite a alguns amigos para eles reproduzirem, nesta mostra, as emoções e as memórias afetivas envoltas em seus rituais familiares de montagem dos presépios. Unindo pessoas com diferentes crenças, histórias e tradições, um traço de extrema delicadeza permeia a exposição, pois leva tais informações emotivas recriadas em presépios que podem ser considerados verdadeiras obras de arte.
As boas vindas à exposição são dadas por Gica Mesiara com a instalação Poder Divino, Poder Humano, onde projeta uma imagem de Jesus em um jardim vertical de estrutura metálica com os dizeres “...aquele que crê em mim, esse fará também as obras que eu faço e fará ainda maiores...”. Os painéis de textos da mostra contam com delicados traços de Paulo von Poser, alusivos a data.
Um epaço especial - Sala Edith Landmann – é uma homenagem do MAS/SP à matriarca da família Landmann, composta por itens de sua coleção de arte barroca e de presépios. Seus filhos, Jorge e Julio Landmann, fazem a curadoria dessas peças, de forma a mostrar ao público um pouco das tradições de seus familiares. A coleção de presépios foi iniciada há cerca de 35 anos, sendo muitos desses objetos adquiridos em viagens ou recebidos como presente de amigos e de membros da família. Sobre as lembranças dessa época festiva, Julio Landmann descreve: “Estes presépios eram colocados um mês antes do Natal, ao longo de toda a sala de estar no apartamento dos meus pais. Era um trabalho que ela mesma (Edith) fazia questão de executar pessoalmente e o fazia com muito amor, carinho e bom gosto. A mensagem do presépio era sempre renovada, Natal após Natal, para todas as crianças, sejam netos ou bisnetos”.
Compostos tanto por peças de coleções particulares como por itens do acervo do MAS/SP, estão em exibição presépios de nacionalidades e épocas distintas, feitos de diferentes materiais como argila, madeira, papel, tecido, barro cozido, aniagem, etc. Presépios: Um Olhar, uma História é o resultado de um esforço coletivo, onde cada convidado abre seu coração e representa uma história universal do nascimento de Jesus.

Convidados:
Alessandra Campiglia, Angelo Derenze, Antonio Ferreira Jr., Baba Vaccaro, Beatriz Moura Andrade Araujo, Beatriz Monteiro de Carvalho, Bruna Carvalho, Brunete Fraccaroli, Chris Ayrosa, Eduardo Machado, Esther Giobbi, Esther Schattan, Fatima Salton, Francesca Alzati, Glorinha Baungart, Graziella Leonetti, Irene Ravache, Jóia Bergamo, Jorge Brandão, Lilian Bomeny, Lourdes Bottura, Marcelo Lima, Margarethe Abussamra, Maria Adelaide Amaral, Maria Pia Trussardi, Maria Thereza McNair, Olga Krell, Pedro Ariel, Priscila Pacey, Regina Carvalho, Roberto Sansão, Sabina de Libman, Sandra Penteado, Simone Goltcher, Sonia Diniz, Toninho Mariutti, Valéria Beraldin, Vic Meirelles, Vilma Eid, Virginia Lamarco, Wair de Paula e Walkiria Tesssari Derenze.


Exposição Presépios: Um Olhar, uma História
Curadoria Cristina Ferraz
Texto Cesar Giobbi
Expografia Antonio Ferreira Jr.
Desenhos Paulo von Poser
Instalação Gica Mesiara
Crédito de Imagem Victor Tronconi e Sonia Balady
Abertura 26 de novembro de 2013 – terça-feira – às 19h
Período 27 de novembro de 2013 a 06 de janeiro de 2014
Local Museu de Arte Sacra de São Paulo – www.museuartesacra.org.br
Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo
Tel.: (11) 3326.5393 – agendamento/ educativo para visitas monitoradas

Horário terça a sexta das 9h às 17h, sábado e domingo das 10h às 18h
Ingresso R$ 6,00 (estudantes pagam meia); grátis aos sábados